PROSCÊNIO – Festival de Teatro de Indaiatuba

 

PROSCÊNIO – Festival de Teatro de Indaiatuba é um festival de Teatro voltado para o atores AMADORES e PROFISSIONAIS de todo o estado de São Paulo. É uma Mostra Competitiva que, também na sua programação, terão workshops, Mesa de Debate e Mostra Paralela de apresentações teatrais.

Tudo começou a partir de uma ideia muito antiga de Paloma Dourado, dramaturga e diretora do Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba.

Depois de muito estudo e maturidade, Paloma Dourado e Fernanda Bugallo resolveram concretizar essa idéia e realizar o Festival em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria de Cultura.

O principal objetivo do PROSCÊNIO é promover uma mostra que tem como foco refletir e discutir sobre o fazer teatral e as possibilidades de criação singulares desenvolvidas pelos diversos grupos e regiões do país. Serão feitos debates e conversas após cada apresentação com os artistas, público e jurados. Abrir espaço para AMADORES e PROFISSIONAIS mostrarem seus trabalhos e desenvolvimento artístico.

O PROSCÊNIO propõe ao público a oportunidade de ampliar sua visão crítica sobre o teatro e também permite que o mesmo possa desfrutar de trabalhos com qualidade e compromisso artístico.

Além disso, o Festival preocupa-se e tem foco na formação artística. No decorrer do mês de Novembro(de 08 a 30) o festival contará com oficinas e workshops que serão ministrados profissionais das artes cênicas que vão dialogar e transmitir seus conhecimentos para os artistas e a população local.

Paralelo à Mostra Competitiva, o PROSCÊNIO contará com uma MOSTRA PARALELA, ou seja, grupos convidados (amadores e profissionais) farão apresentações dentro do Festival e poderão mostrar seus trabalhos e material de pesquisa. Para essa Mostra, a quantidade de dias pode variar, de acordo com a procura dos artistas da cidade e grupos convidados previamente pela Comissão Organizadora.